Madeira, uma matéria-prima sustentável por excelência

Na COP26 UN, Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, um dos temas que estará subjacente é a da pegada ecológica das matérias-primas e dos produtos acabados.

A madeira é um dos produtos com largas qualidades assumidas na proteção do meio ambiente. Indicamos 5 razões que reforçam as características sustentáveis desta matéria-prima e produto de eleição, considerando que as mesmas têm origem em florestas sustentáveis.

1. Absorvente de carbono

Uma árvore consegue absorver perto de 1 tonelada de CO2 por cada m3. Esta retenção mantém-se mesmo após a transformação da árvore em matéria-prima ou produto acabado.

2. Reutilização

As peças em madeira, mesmo após muitos anos são facilmente reutilizáveis podendo ganhar diversas vidas. Encontramos neste produto uma das maiores qualidades da sustentabilidade: a capacidade de reutilização.

3. Resistência

A madeira tem uma grande resistência, mesmo em condições extremas, o que lhe permite uma grande longevidade, mesmo no caso de se tratar de um produto transformado.

4. Isolante térmico e acústico

A madeira pode ter um índice de isolamento térmico 15 vezes superior ao betão, 400 vezes quando comparado ao aço e 1.770 na comparação ao alumínio. Esta capacidade de isolamento garante uma redução da necessidade de aquecimento, contribuindo, assim, tanto para a mitigação das faturas associadas ao aquecimento como em sequência para a redução do consumo de CO2.

5. Durabilidade

A madeira consegue perdurar com boa qualidade durante séculos ao contrário de muitas das restantes matérias-primas.

Veja também:

COP26 UN, Uma visão e uma oportunidade

Começa no domingo, dia 31 de outubro, a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, COP26 UN. A edição deste ano terá lugar em Glasgow …

COP26 UN, a importância de madeiras FSC

Na Cimeira para as Alterações Climáticas a redução das emissões de carbono, uma das causas principais para o aquecimento global, ganha uma importância nuclear. A …